24 de maio de 2007

Clima Espacial? O que é isso?

Alguém sabe o que raio é o clima espacial? Ninguém? Pois, aposto que não

O clima espacial resulta (na sua maioria) da actividade solar. Desde proeminências, flares, ejecções de matéria coronal... enfim!


Mas como dizia o outro, "mas isso não interessa nada". O que nos interessa é como é que isso nos pode afectar. E como afecta!

O efeito mais conhecido são as auroras (boreais ou austrais), que são um efeito na atmosfera semelhante ao das lâmpadas florescentes. De uma maneira muito simples, há uma espécie de "electricidade" proveniente do Sol (o vento solar), que quando choca contra o gás da nossa atmosfera, faz com que esta emita luz.

Foto: D. Hutchinson


Mas há outros efeitos mais graves. Tudo o que é equipamento electrónico pode ser afectado pelas correntes induzidas pela actividade solar. Desde o GPS, aos satélites de televisão ou de comunicações, tudo pode ser danificado. Ora, num mundo com uma constante necessidade de comunicação, falhas nessas comunicações podem significar desastres.

Além disso, há ainda a radiação. Apesar de isto ser mais problemático para astronautas, não deixa de nos afectar. A radiação à altitude em que viajam os aviões é só 3 vezes mais baixa que na estação espacial internacional.

E só para terem ideia do que isto significa, é radiação suficiente para que, se estivessemos numa central nuclear, teria de ser distribuido um aviso para que se permanecesse no local apenas o tempo extritamente necessário para executar uma tarefa, e depois abandonar o local o mais rápido possivel.

E por fim, os efeitos mesmo aqui na superfície da Terra. Durante uma tempestade solar especialmente intensa em 1989, 6 milhões de pessoas ficaram sem electricidade durante 9 horas no Quebec (Canadá). Isto porque as correntes induzidas pelo Sol estouraram com um gerador electrico. Podem ver na imagem o bonito estado em que este ficou. E se para nós isto só significava arranjar um cobertor extra para a cama, na altura eles estavam com temperaturas de 15 graus negativos. E sem aquecimento!

Por tudo isto, há durante este ano uma actividade de divulgação do Clima Espacial, que para nossa grande sorte, tem actividades em Portugal. Na barra de links ao lado, na secção "Astronomia em português", cliquem em "SWEETS".

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger